A depressão atinge cerca de 2 milhões de pessoas por ano no Brasil. E a morte do cantor Chester Bennington da banda Linkin Park traz a necessidade de se conversar sobre isso.

A frase do Gif é de uma das últimas músicas do cantor. "Eu estou me segurando, por que tudo é tão pesado?"

Chester enfrentou problemas com drogas e afins durante um bom tempo de sua vida, o fato também de ter sido aliciado quando tinha apenas sete anos por um "amigo" mais velho, fez ele ser uma pessoa muito diferente das demais. Suas músicas inspiraram e continuarão inspirar muitos durante anos.

As últimas músicas do cantor tiveram letras bem pesadas psicologicamente. Talking to Myself (Falando Comigo Mesmo), Invisible (Invisível), Heavy (Pesado) (a música do GIF), Nobody can Save me (Ninguém Pode me Salvar) e por fim, One More Light (Mais uma Luz), que se transformou no nome do último CD da banda, pelo menos sobre a liderança de Chester.


Entretanto, vamos falar sobre depressão. 

A depressão é um distúrbio afetivo que traz um sentimento de inferioridade, atinge a autoestima trazendo tristeza, pessimismo, combinando entre si e aparecendo com extrema frequência. 

E diferentemente, do que as pessoas pensam, a falta de sociabilidade e interesse social não são a causa da depressão, mas sintomas da doença que já existia.


As causas possíveis incluem uma combinação de origens biológicas, psicológicas e sociais de angústia. Cada vez mais, as pesquisas sugerem que esses fatores podem causar mudanças na função cerebral, incluindo alteração na atividade de determinados circuitos neuronais no cérebro.

A sensação persistente de tristeza ou perda de interesse que caracteriza a depressão pode levar a uma variedade de sintomas físicos e comportamentais. Estes podem incluir alterações no sono, apetite, nível de energia, concentração, comportamento diário ou autoestima. A depressão também pode ser associada a pensamentos suicidas.

O Brasil é atualmente o 8º país com maior índice de suicídio por ano e mais de 800 mil pessoas se suicidam a cada ano que se passa. Uma pessoa a cada 40 segundos se suicidam. Então, se vocês tem alguém com algum desses sintomas em casa, mudem alguma coisa em vocês e ajudem. Isso é sério, depressão não é brincadeira. 



Definitivamente, não é vitimismo. Cuidem daqueles que vocês amam. Alguns sintomas que podem ser detectados são:
  • Ansiedade; 
  • Angustia;
  • Falta de interesse social;
  • Desanimo;
  • Humor depreciativo;
  • Sentimentos de medo;
  • Indecisão.
Pode-se também existir sintomas físicos:
  • Dores de barriga;
  • Má digestão;
  • Azia;
  • Diarreia;
  • Dores de cabeça;
  • Outras dores corporais.
Como saber se alguém que eu amo tem depressão? Bom, existem alguns fatores a se considerar.
  1. A pessoa deprimida pode nem parecer deprimida, mas está constantemente cansada. 
  2. Pode se irritar com facilidade.
  3. Pode parecer indiferente ao afeto dos outros.
  4. Pode abandonar atividades que antes gostava de fazer.
  5. Pode assumir hábitos alimentares prejudiciais.
  6. Pode se sentir pressionada ou exigida além das suas forças.
  7. Pode oscilar de humor aleatoriamente.



A depressão é um distúrbio que não tem cura. Mas, existem tratamentos bem eficazes que devem ser feitos para o resto da vida para que não haja mais ou diminua as crises.

Se você identificou esses sintomas em si mesmo ou em alguém que você conhece e concluiu que pode estar com depressão, não se assuste: a depressão é bastante comum em nossa sociedade e é perfeitamente tratável. 

Não se automedique!

É fundamental procurar orientação médica especializada e responsável para que o tratamento seja um sucesso. Experimente consultar um psicólogo para compreender melhor o que está acontecendo; se for necessário, ele encaminhará você a um psiquiatra, que é o médico especializado nos tratamentos com medicação apropriada para reequilibrar o funcionamento do seu sistema nervoso. 

Junto com o tratamento, alimente a sua mente e a sua alma com motivação e fé, consciente de que essa perda de energias pode ser superada. Amigos e família são imprescindíveis para o tratamento dar certo. Não deixem que algo pior aconteça ou vai ser tarde demais.

Adeus, Chester Bennington!

Você lutou até não poder mais, eu sei. Como você disse em By Myself (Hybrid Theory - primeiro cd): "I can't hold on", depois em Robot Boy (A Thousand Suns - quarto cd): "Just hold on", e por fim, Heavy (One More Light - quinto cd): "I'm holding on, why is everything so heavy?". "Eu não consigo suportar", "Apenas aguente firme/continue tentando", "Eu estou me segurando, por que é tudo tão pesado?" respectivamente...



Deixe um comentário